Quem nunca teve problemas com a numeração na hora de comprar roupas?Parece que você emagrece ou engorda a cada loja diferente que entra.
A culpa? Da falta de padronização de medidas. Cada marca tem uma tabela baseado no seu publico alvo, realidade que não existe no Japão e Estados Unidos, por exemplo.
Já há estudos na área, para criar um padrão nas medidas, os primeiros setores foram as meias, o infantil e o de moda intima. A dificuldade é definir medidas a partir do biótipo da mulher brasileira, a norma da ABNT 13.377, que regula as medidas é de 1996, e é recomendável que toda norma se atualiza a cada 5 anos.
Realmente existe uma variação de medidas para cada modelo, mas com a padronização a base será a mesma para todas as confecções e marcas.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), estão realizando, em todas as regiões do Brasil, um estudo antropométrico, um tipo de scaner do corpo humano, para saber as diferenças entre as medidas de cada região, e enfim chegar a um consenso, este estudo de iniciou no Rio de Janeiro no ano passado. Lembrando que esse estudo visa as medidas do corpo, e não da roupa em si.
A padronização permitirá que você compre uma calça jeans, por exemplo, sem precisar prová-la, e também facilitará nas compras pela internet, já que a variação entre as medidas tende a acabar.
É preciso levar em consideração o biótipo do publico alvo de cada marca, se ela atende mulheres de 60 anos, não pode seguir um padrão de mulheres de 20, o mesmo para as gordinhas e magrinhas. Há também as roupas importadas, que não há como interferir nas medidas.
Enquanto aguardamos ansiosamente essa tabela, experimente tudo e quando achar uma peça que te vista bem tente comprar sempre a mesma marca, para evitar surpresas sobrando ali ou apertando aqui…
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Oi Pam,
Por conta disso sempre fico limitada a comprar em 3 ou 4 lojas, principalmente para peças de alfaiataria.
Bjs